Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Na noite de sábado (21/06), o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, divulgou um vídeo em sua conta no X (antigo Twitter) em que cumprimenta o presidente dos EUA, Donald Trump, pelos bombardeios que atingiram importantes instalações nucleares iranianas — incluindo Fordow, Natanz e Esfahan
“Parabéns, presidente Trump. Sua decisão ousada de atacar as instalações nucleares iranianas com a incrível e justa potência dos Estados Unidos vai mudar a história.”
Ele também destacou a máxima que repete junto ao presidente norte-americano: “Paz por meio da força” — primeiro vem a força, depois a paz.
Segundo o premiê, essa decisão representa um marco histórico (“um ponto de virada”) que pode conduzir o Oriente Médio — e até além — a um futuro de prosperidade e paz Ele elogiou o que chamou de “coragem” dos EUA e disse que, nessa noite, a América demonstrou ser “insuperável”
O ataque foi realizado por aeronaves dos EUA e envolveu bombas capazes de penetrar bunkers e mísseis de cruzeiro, segundo as autoridades americanas; o Irã também reconheceu os bombardeios em ao menos três complexos.
Esse posicionamento de Netanyahu reforça o alinhamento estratégico entre Israel e EUA na crise atual, evidenciando a tática israelense de usar força para conter o programa nuclear iraniano por meio da dissuasão militar.
A escalada recente seguiu os ataques aéreos israelenses contra o Irã desde 13 de junho, com objetivo de desmantelar suas instalações nucleares .
A resposta dos EUA, agora atuando diretamente, marca uma nova fase do conflito, com mísseis e bombas pesadas, inclusive em Fordow — um local de difícil acesso. Os ataques causaram centenas de vítimas iranianas e dezenas de mortos em Israel. Diplomaticamente, as negociações envolvendo Teerã e potências ocidentais já haviam sido suspensas .
Marco geopolítico – Segundo ele, a operação marca uma nova era em que o Irã, considerado uma ameaça nuclear, teria sua capacidade de avanço contida de forma decisiva.
Colaboração militar EUA‑Israel – O ato reforça o papel dos EUA como principal parceiro estratégico de Israel, e simboliza uma demonstração de força conjunta — mais do que nunca.
Retórica de dissuasão – Netanyahu usa a expressão “paz por meio da força” para justificar ações militares como caminho para conter ameaças existenciais, antes de considerar acordos diplomáticos mais amplos.
Redação: Rádio Prime On
#Guerra #Internacional #Mundo #Notícia